quinta-feira, 17 de março de 2011

Os sentimentos.


Nunca suponha igualdade de sentimentos

O que dizer, desses conjuntos de sensações que nos mantém livres , inteligentes, formam a alma humana, e nos torna tão elevados em relação a outros seres.

Os sentimentos humanos, é a combustão do ser, é alma propiamente dita e individual de cada um. Os sentimentos são conjuntos de reações e respostas que são enviadas em relação aquilo que vivemos, e percebemos pelos nossos sentidos, são determinados por uma razão, ou normalmente outro sentimento, sempre dando continuidade, nessa transformações de respostas do ser. O ato de pensar, raciocinar, obter uma melhor visão do meio onde vivemos, é um "sentimento conciente".. diferente do "sentimento puro", onde é motivado apenas pelo ser em questão, não mesclando com a razão, e assim não obtendo resposta do "eu". Leve em consideração que o "ser".. é você em questão sem a propia conciencia sobre sí (corpo) , e o "eu".. é você com sua propia conciencia sobre suas atitudes. ( consiencia).

Logo que nascemos, somos imparciais quanto aos sentimentos, eles são puros, e de fato são os quais sustentam a base da nossa vida. O "eu" vai se formando durante a criação, e a interação com o ambiente, experiencia com as pessoas, eles vão crescendo a partir disso, tomando uma porporcionalidade ate formar nosso carater.
De fato nosso carater e personalidade nunca se formam totalmente, pois estamos em constantes mudanças o tempo todo, cada experiencia vivida.. afeta nosso eu pessoal, dependendo do impacto pode mudar totalmente nossas estruturas morais, e modo de ver a vida.

Nossos sentimentos estão em constantes mudanças, pois são dependendes de outros fatores, para sua sobrivivencia, como ambiente, expectativa, motivação, e etc. Se olhar sob esse ponto de vista, eles nunca são verdadeiros, pois a verdade é um conceito incontestavel e infinito, jamais pode ser mudado... Então no que acreditar? Se eles não passam de simples respostas a nossa vida e corpo momentaneamente, dão sentido ao "agora" mais nunca ao futuro ou passado.

Um dos sentimentos mais importantes é o amor.

O AMOR



Mas como ele funciona, qual a finalidade dele? é importante? Por que sentimos?

O amor como todos os sentimentos é motivado pelo "eu"... com principios basicos do "ser", é um sentimento mesclado com o instinto da reprodução e as nossas expectativas e observações do mundo. É como se nós mesmo, personalizamos esse sentimento. É possivel separar amor e reprodução? não.. mais é possivel apenas existir o sentimento de reprodução, sem o amor, ou seja é possivel ter atração sem amar, mais é impossivel amar sem existir atração. lembrando que a atração é individual a cada um.

Quando nos apaixonamos, varias cargas de endorfinas, são liberadas durante essa sensação, elas podem variar, como por exemplo, conversar com a pessoa, olhar a pessoa, sentir, beijar, escutar, inclusive nossa memoria, que nos traz lembransas sobre essa pessoa, que também geram endorfinas. elas como geram prazer ao nosso organismo, fazem com que você fique dependente disso, passamos a sustentar a ideia de amor, mais no fundo é apenas nosso corpo buscando mais prazer por meio desses estimulos.

Mas existe uma pergunta, por que extamente por essa pessoa?.. que seu corpo reage?.. e outras não?.. suponhe-se ao fato dela proporcionar alguma lembrança, sensação ate então "desconhecida pelo nosso corpo".. como uma especie de ligação ao nosso modelo platonico de amor, que é construido desde que nascemos, ai que industria cinematografica, musical e etc entram modelando esse conceito. Essa paixão.. seria a idealização do conceito construido, para que segundo voce, a "reprodução".. seria mais satisfatoria. Essa personalização do sentimento varia desde a personalidade, aparencia, feromonios (compatibilidade sexual, "quimica") , e convivencia (que gera o apego).

O amor é importante? Biologicamente, não... mais o que ele proporciona para o "eu"... é extreamente importante, que varia desde de sentimento de felicidade, segurança, motivação e te propociona mais prazer pessoal. As bacterias são organismos assexuados, se reproduzem sozinhos, não precissam de outro ser para isso, logo não desenvolveram o "amor"... fazem isso de uma maneira muito mais rapida, proporcionando assim a continuação da especia em uma larga escala.

Os perigos de amar.

Amar nem sempre é facil, e fazer esse caminho traçado pela natureza, pode ser muito dificil para alguns, normalmente pessoas com problemas, são excluidas dos demais, nessa questão como uma forma de seleção natural social. O amor nem sempre é correspondido, gera medo, frustrações, e cria sentimentos totalmente opostos aos nosso prazeres. gerando assim "uma morte interna"... cada sentimento não alcançado é uma "morte interna" do nosso eu... e muitas vezes também do nosso ser. As consequencias podem ser terriveis e destrutivas, para o nosso eu... principalmente pela indealização, e intencidade do sentimento.
Nosso organismo tenta se recompor a cada, "morte interna".. e continuar seguindo, mas as vezes entra em conflieto com nosso "eu".. que já não quer mais, pois de fato é o que mais sofre.

O amor de fato é um sentimento egoista, por que não amamos a outra pessoa, mais o amor que sentimentos a ela, criamos uma "mundo magico".. em nos passamos a sustentar ele com base nos nosso acontecimentos reais, e motivações pessoais.... amamos o amor romantico, " o meu amor" construido a partir de nos, e não a pessoa em sí que gostamos...

Nossos sentimentos estão em conflitos o tempo todo entre nosso "eu" e " ser".. criando e renovando nossas expectativas e sonhos, a cada minuto.
Cuidado com sí...

"Nossos maiores inimigos estão dentro de nos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário